terça-feira, 8 de dezembro de 2020

Marcella nomeou os concursados contrariando as leis.


É crime de responsabilidade e crime comum nomear concursados contra expressa disposição da lei e aumentar a despesa total com pessoal nos 180 dias anteriores ao final do mandato.

Em 2016 o Município de Pirapora realizou Concurso Público para provimento de cargos efetivos, com a abertura das inscrições em 01/08/2016, encerramento das inscrições em 31/08/2016, data da prova em 09/10/2016, conforme o Edital 01/2016, homologado em 27/12/2016 e prorrogado em 18/12/2018 por 02 (dois) anos.

Durante os quatro anos do seu mandato, Marcella Machado Ribas Fonseca poderia ter nomeado os concursados até o dia 31/07/2020, mas não o fez.

Somente no último mês de seu mandato, Marcella publicou a Portaria n° 355 de 03/12/2020, nomeando 117 concursados que fizeram o concurso em 09/10/2016, para serem efetivados nos cargos, determinando que eles tomem posse em até 15 (quinze) dias, ou seja, até o dia 18/12/2020.

Esta Portaria publicada nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato de Marcella resulta em aumento da despesa com pessoal neste mês de dezembro.

São várias leis que proíbem essas nomeações. Marcella criou expectativas nos 117 concursados que serão frustradas, pois ela sabe que esta Portaria poderá anulada pela Justiça, que também poderá condenar Marcella por crime de responsabilidade, por crime comum, e por improbidade administrativa.

Vejam as Leis:

Lei Complementar 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal:

 

Art. 21. É nulo de pleno direito:

I - o ato que provoque aumento da despesa com pessoal e não atenda:

a) às exigências dos arts. 16 e 17 desta Lei Complementar e o disposto no inciso XIII do caput do art. 37 e no § 1º do art. 169 da Constituição Federal;

b) ao limite legal de comprometimento aplicado às despesas com pessoal inativo;

II - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20;

III - o ato de que resulte aumento da despesa com pessoal que preveja parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do titular de Poder ou órgão referido no art. 20;

IV - a aprovação, a edição ou a sanção, por Chefe do Poder Executivo, por Presidente e demais membros da Mesa ou órgão decisório equivalente do Poder Legislativo, por Presidente de Tribunal do Poder Judiciário e pelo Chefe do Ministério Público, da União e dos Estados, de norma legal contendo plano de alteração, reajuste e reestruturação de carreiras do setor público, ou a edição de ato, por esses agentes, para nomeação de aprovados em concurso público, quando:

a) resultar em aumento da despesa com pessoal nos 180 (cento e oitenta) dias anteriores ao final do mandato do titular do Poder Executivo; ou

b) resultar em aumento da despesa com pessoal que preveja parcelas a serem implementadas em períodos posteriores ao final do mandato do titular do Poder Executivo.

§ 2º Para fins do disposto neste artigo, serão considerados atos de nomeação ou de provimento de cargo público aqueles referidos no § 1º do art. 169 da Constituição Federal ou aqueles que, de qualquer modo, acarretem a criação ou o aumento de despesa obrigatória.

 

Lei Complementar 173/2020:

 

Art. 8º: Na hipótese de que trata o art. 65 da Lei Complementar nº 101, de 4 de maio de 2000, a União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios afetados pela calamidade pública decorrente da pandemia da Covid-19 ficam proibidos, até 31 de dezembro de 2021, de:

IV - admitir ou contratar pessoal, a qualquer título, ressalvadas as reposições de cargos de chefia, de direção e de assessoramento que não acarretem aumento de despesa, as reposições decorrentes de vacâncias de cargos efetivos ou vitalícios, as contratações temporárias de que trata o inciso IX do caput do art. 37 da Constituição Federal, as contratações de temporários para prestação de serviço militar e as contratações de alunos de órgãos de formação de militares;

VII - criar despesa obrigatória de caráter continuado, ressalvado o disposto nos §§ 1º e 2º;

 

Decreto-Lei nº 201/1967:


Art. 1º São crimes de responsabilidade dos Prefeitos Municipal, sujeitos ao julgamento do Poder Judiciário, independentemente do pronunciamento da Câmara dos Vereadores:

XIII - Nomear, admitir ou designar servidor, contra expressa disposição de lei;

XIV - Negar execução a lei federal, estadual ou municipal, ou deixar de cumprir ordem judicial, sem dar o motivo da recusa ou da impossibilidade, por escrito, à autoridade competente;

 

Código Penal:

 

Aumento de despesa total com pessoal no último ano do mandato ou legislatura:

Art. 359-G. Ordenar, autorizar ou executar ato que acarrete aumento de despesa total com pessoal, nos cento e oitenta dias anteriores ao final do mandato ou da legislatura:

Pena – reclusão, de 1 (um) a 4 (quatro) anos.

 

41 comentários:

  1. Ela quer atrapalhar o governo de Alex

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. é recalque porque ela perdeu a eleição

      Excluir
    2. Quer deixar uma terra arrasada para a administração de Alex e Ana Maria. Por isto, ele devem entrar na prefeitura com uma equipe de auditoria de excelência. Fazer um ajeito com umas figurinhas carimbadas de Pirapora num levantamento capenga, é passar pano na administração de Marcela.

      Excluir
  2. Estou achando que o meliante odeia a mulher dele e quer ficar preso com ela na Nelson Hungria.

    ResponderExcluir
  3. Ela e o marido são dois vigaristas pilantras

    ResponderExcluir
  4. a mudinha vai se ferrar kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Na Prefeitura não tem departamento jurídico? Os advogados dela deixaram ela assinar essa portaria?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. deve ser o marido que teve a ideia de lascar a marionete

      Excluir
  6. Marcela e Warmilom são criaturas abomináveis aos olhos de Deus e dos homens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. foi derrotada graças a Deus e muitas orações

      Excluir
  7. Alô Juízes. Alô Ministério Público. Vão deixar por isso mesmo?

    ResponderExcluir
  8. Tem que abrir a caixa preta da prefeitura.

    ResponderExcluir
  9. O povo de Pirapora abriu o olho e meteu o pé na bunda do casal de ladrões

    ResponderExcluir
  10. Há pessoas vindo de outras cidades pra posse e outras como eu deixando o emprego que estou. E agora o q fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai no Ministério Público e faz uma consulta com o promotor. Se ele não resolver, vai no Fórum e conversa com a assessora da juíza.

      Excluir
  11. É maldade na entrada, na permanência e na saída

    ResponderExcluir
  12. Quantas perversiades , perversidade sem limites, criam esperança no povo para depois tenha seus sonhos destruídos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o construtor de sonho é um destruidor de sonho
      destruir o sonho de pirapora nos 16 anos
      agora vai destruir buritizeiro

      Excluir
  13. Nestas hora você percebe o quanto de maldade a turma do presidiário tem no coração, se é que eles tem um

    ResponderExcluir
  14. Parece aquela criança que não pode brincar vai lá e fura a bola dos amiguinhos, Warmillon e seus cúmplices não prestam

    ResponderExcluir
  15. Que esta corja de criminosos nunca mais entre na prefeitura de Pirapora.

    ResponderExcluir
  16. Fora Warmillon para nunca mais voltar08/12/2020, 18:26

    CANALHAS!!!!! CANALHAS!"!!!! MIL VEZES CANALHAS WARMILON E SUA CORJA

    ResponderExcluir
  17. Antonio Carlos08/12/2020, 18:41

    A jogada do casal bandido é fazer nomeação e depois a justiça mandar demitir e eles pensam que o povo vai dizer que a culpa é de Alex. Não contavam que o plano diabólico foi descoberta agora, está nas redes sociais e quando a justiça mandar demitir o povo vai ter mais ódio do casal bandido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando a justiça mandar exonerar os concursados eles tem que processar Marcela por danos materiais e danos morais.

      Excluir
  18. Presidiário burro. O tiro saiu pela culatra. Vai se lascar junto com a muda.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ele não é burro é muito inteligente e se Alex não ficar esperto, ele vai dar o nó nele, e vai continuar mandando na pref, de Pirapora.

      Excluir
  19. Correm notícias de que caixas de documentos sairam de todos os órgãos publicos. Empresas que se beneficiaram de licitações criminosas já destruíram documentos. Não deixaram nada em seus imóveis.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. estao tirando tudo da prefeitura

      Excluir
  20. Eu fiz esse concurso estou na espera a 4 anos não sei oque fazer.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vai procurar o ministerio publico eles tem que te dar uma resposta

      Excluir
  21. Tem gente perigosa que trabalhou em administrações dos últimos 16 anos que anda falando que já foi convidada por Alex pra assumir cargos na prefeitura no próximo ano. Gentalha que se locupletou do dinheiro público. Quem votou para mudar tudo só está observando como serão as escolhas do futuro prefeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente parece que algumas figurinhas carimbadas foram convidadas. Uma pena. Quem votou em Alex deseja gente boa, honesta, trabalhadora e sem vínculo com prefeitos e gestões passadas.

      Excluir
  22. Politicos baixos e covardes, não sabem perder, podia tomar uns 12 anos de punição, e o povo é tolo e puxa xana, na próxima eleição vota nela, tinha que botar nela, isso sim

    ResponderExcluir
  23. Alex fotografa e filma toda cidade destruida, ruas, praças, escolas, creches, tudo. Porque o sarue anda dizendo que está deixando a cidade pronta pra você.

    ResponderExcluir
  24. eu tenho um nojo do presidiario q da vontade de vomitar um cara bandido q atrasa e rouba pirapora

    ResponderExcluir
  25. O que deu esse procedimento? tem gente exonerando dos cargos de efetivo de Buritizeiro e indo para tomar posse em Pirapora?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que deu é que a justiça vai anular tudo e os concursados não vão tomar posse. Se eles tomarem posse vão ser exonerados.

      Excluir