terça-feira, 14 de dezembro de 2021

STF confirmou a condenação de Warmillon Fonseca Braga em 7 anos e 6 meses de prisão no processo criminal dos Shows do Centenário de Pirapora.


Chegou ao fim o julgamento do processo dos Shows superfaturados em comemoração ao Centenário de Pirapora. Hoje, dia 14/12/2021, foi finalizado o julgamento dos Embargos de Declaração, o último recurso de Warmillon Fonseca Braga no Supremo Tribunal Federal, onde ela já havia sido condenado por unanimidade pelo Plenário do STF. No Processo ARE 1.320.329 os Ministros do STF confirmaram a condenação do Superior Tribunal de Justiça e do Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Warmillon Fonseca Braga foi condenado do início ao fim deste processo em todas as Instâncias e nenhum Magistrado ao longo de todo processo votou favorável a ele.

Primeira Instância – Pirapora:

Na Primeira Instância, em Pirapora, Warmillon Fonseca Braga foi condenado em 06 anos de reclusão e 04 anos de detenção, somando-se 10 anos de condenação.

Segunda Instância – Tribunal de Justiça de Minas Gerais:

A 1ª Câmara Criminal do TJMG manteve a condenação por unanimidade somente reduzindo a pena de 10 anos para 7 anos e 6 meses de prisão, já aplicando a detração penal do tempo em que ele esteve preso (7 meses e 24 dias).

Terceira Instância – Superior Tribunal de Justiça:

A 6ª Turma do STJ manteve a condenação por unanimidade em 7 anos e 6 meses de prisão.

Quarta Instância – Supremo Tribunal Federal:

No Plenário do STF todos os Ministros mantiveram a condenação por unanimidade em 7 anos e 6 meses de prisão.

A partir do trânsito em julgado deste processo criminal Warmillon Fonseca Braga deixou de ser réu primário, está inelegível e só poderá participar das eleições com base na condenação neste processo em 2037, nos termos do artigo 1º, inciso I, alínea "e" da Lei Complementar 64/90:

“Artigo 1º São inelegíveis: I – para qualquer cargo: e) os que forem condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão judicial colegiado, desde a condenação até o transcurso do prazo de 8 (oito) anos após o cumprimento da pena, pelos crimes: 1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público.”

Código Penal:

Dos Crimes em Licitações e Contratos Administrativos:

Contratação direta ilegal:

“Art. 337-E: Admitir, possibilitar ou dar causa à contratação direta fora das hipóteses previstas em lei.”

Fraude em licitação ou contrato

“Art. 337-L: Fraudar, em prejuízo da Administração Pública, licitação ou contrato dela decorrente, mediante:  V – qualquer meio fraudulento que torne injustamente mais onerosa para a Administração Pública a proposta ou a execução do contrato.”

Relembre o caso:

Em 2012 o Município de Pirapora celebrou dois contratos com a empresa Wesley Policarpo de Deus Produções e Eventos no valor de R$ 2.577.900,00 (dois milhões, quinhentos e setenta e sete mil, novecentos reais), para a realização dos Shows do Centenário de Pirapora.

Foram feitas contratações ilegais para os Shows, além de superfaturamento dos mesmos, usando ilegalmente empresa intermediária que havia sido recém criada com objetivo de burlar as contratações diretas dos artistas.

A denúncia foi feita por mim em 2012. Naquele momento muitos tiveram medo de me apoiar, mas o tempo mostrou que eu estava correta ao fazer o que era certo, mesmo sendo atacada pela rede de apoiadores do ex-presidiário e por comunicações rasteiras.

Fiz diversas denúncias ao longo dos anos que se desdobraram em processos Criminais e Cíveis movidos pelo Ministério Público Estadual e pelo Ministério Público Federal contra Warmillon Fonseca Braga. Processos no âmbito Estadual, Federal e de Contas.

Em outro Processo 0007131-27.2016.4.01.3807 oriundo de minha denúncia para o Ministério Público Federal e que tramita na 3ª Vara Federal da Subseção Judiciária de Montes Claros, no dia 10/12/2021 Warmillon Fonseca Braga foi condenado em 4 (quatro) anos de reclusão, 4 (quatro) anos, 18 (dezoito) dias de detenção e 13 (treze) dias-multa.

Os Shows do Centenário de Pirapora em 2012 é a denúncia mais emblemática entre dezenas de outras que eu fiz contra a Organização Criminosa. Com o fim deste processo, minha defesa de Pirapora e minha luta contra a corrupção em Pirapora foram realizadas com sucesso e também a finalidade deste Blog. As informações ainda continuarão aqui para todos os que quiserem saber como Pirapora foi saqueada ao longo dos anos.

Que Pirapora e a população tenham adquirido consciência, maturidade e anticorpos necessários para manter longe da Prefeitura de Pirapora elementos como Warmillon que tanto mal fez à cidade e só beneficiou a si próprio.







5 comentários:

  1. Aqui em Buritizeiro a situação tá feia. Igual Pirapora na época de Warmillon.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O laranjal de Pirapora mudou todo pra Buritizeiro e pra outras cidades onde o ex presidiário abriu as portas.

      Excluir
  2. Será que o prefeito atual já foi atrás de políticos e pessoas influentes para disputar a fábrica de cerveja? Só posando nas fotos sentado na orla e discursando nas redes sociais Pirapora já perdeu.

    ResponderExcluir
  3. Vai ser preso não?

    ResponderExcluir
  4. Olá a todxs!
    Gostaria que a sra. responsável continuasse a publicar matérias em favor da cidade de Pirapora.
    Seu trabalho é muito bom e relevante; espero que vc entenda que Pirapora esta acima de Warmillon, Léo, Marcella, Alex e outros.

    Gostaria que vc fizessem uma matéria sobre as horas extras que diversos servidores estão recebendo sem irem na Prefeitura;

    Gostaria também que vc escrevesse sobre as pessoas que o sistema Contass tem colocado nas gestão atual para influenciar a tomada de decissões - vale ressaltar que o contrato do Contass com a prefeitura não permite.

    Gostaria também de saber por que o setor de licitações tem duas comissões enormes, e um numero reduzido de pessoas assinam as coisas - olhem as atas no proprio site. E como se não fosse pouco, a comissão teve pessoa do Contass atuando diretamente na comissão, o problema é que a mesma não é servidor do municipio e o contrato do Contass não permite tal ato! Emerson santos poderia pedir explicação a diretora de lictação ou ao procurador.
    Alem disso; a licitação tem ou teve duas diretoras ou vice de escola infantil - sem portaria, sem termo de emprestimo do servidor, e como justificar isso, considerando que a comissão é enorme - maior que a de Montes Claros e BH por ex. e ainda estão recebendo 500 a 800 reais mes de horas extras e participações em outras comissões especiais.

    Olhei as atas do site e não vi mais a assinatura de um servidor antigo do setor . . . fui pesquisar e descobri que o mesmo pediu exoneração após quase seis anos de prefeitura e que o mesmo era o mais velho e atuante do setor, e o susto vem agora: NÃO RECEBIA HORAS EXTRAS - ÚNICO DOS ASSINANTES QUE NÃO RECEBIA NADA, NADA ALÉM . . . os demais recebem alguma coisinha!!!

    Sra. Miriam,
    volte a amar Pirapora com suas publicações, pesquisas e denuncias!

    ResponderExcluir