sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Máfia do Combustível: TJMG publicou o acórdão criminal que condenou Warmillon Fonseca Braga por desviar o dinheiro público.



No julgamento dos Embargos Infringentes do processo da Máfia do Combustível o advogado de Warmillon Fonseca Braga, na sustentação oral, pediu o Habeas Corpus de ofício e o redimensionamento da pena para Warmillon. Também pediu a suspensão do julgamento dos Embargos Infringentes.

Relator dos Embargos Infringentes o Desembargador Eduardo Machado indeferiu todos os pedidos, determinou o prosseguimento do julgamento e disse que o processo tem que ter início meio e fim e que a decisão judicial tem que ter efetividade.

O Desembargador Eduardo Machado mencionou o pedido de Habeas Corpus de ofício e as petições pedindo o sobrestamento do processo e afirmou que ele iria cumprir a função jurisdicional. Que essa não é a primeira, nem a segunda e nem a terceira vez que ocorrem esses pedidos em relação a Warmillon e isso tem que acabar e que iria julgar o processo.

O Desembargador Eduardo Machado afirmou que as decisões, quer queiram, quer não queiram, vão ter que ter efetividade e não era possível querer que a Justiça brasileira aguarde o trânsito em julgado para se cumprir as decisões, que o processo tem 19 volumes e disse “até quando vamos continuar com esta situação? Processo tem que ser julgado, tem que ter efetividade.”

Consta no Acórdão:

EMENTA: “Embargos Infringentes. Mandado de Prisão. Expedição após o exaurimento desta instância recursal. Rejeição. Tendo em vista que a condenação firmada em primeira instância foi mantida em grau de recurso, mostra-se necessária a expedição de mandado de prisão em desfavor do réu, sendo este o entendimento consolidado em decisão do colendo Supremo Tribunal Federal, proferida no julgamento do HC 126.292/SP. No entanto, muito embora tenha me manifestado anteriormente no sentido de que a expedição do mandado de prisão deveria ocorrer de forma imediata, melhor refletindo acerca da questão e considerando, sobretudo, o princípio da colegialidade, reposicionome, passando a admitir que a expedição do referido mandado judicial deve estar condicionada ao exaurimento da cognição fático-probatória nesta instância”.

Cognição fático-probatória significa o julgamento de fatos e provas, que já ocorreu na 5ª Câmara Criminal do TJMG. Está, portanto, comprovada a roubalheira e a corrupção de Warmillon Fonseca Braga, que surrupiou o dinheiro do povo pobre e sofrido de Pirapora.

Consta no Acórdão:

“Não bastasse isso, eventual interposição de recurso Especial e Extraordinário pelo réu não obsta a expedição de mandado de prisão, eis que tais recursos não possuem efeito suspensivo, conforme sedimentado na Súmula 267 do STJ. Como é sabido, após o julgamento do apelo pelo Tribunal, há preclusão da matéria envolvendo os fatos da causa, sendo que os recursos Especial e Extraordinário, destinados ao STJ e STF, possuem âmbito de cognição restrito à matéria de direito. Assim, apesar de pendente a apreciação dos referidos recursos, é possível a produção dos efeitos das decisões proferidas em primeira e em segunda instância.”

“Ora, negar a executividade da condenação até o trânsito em julgado da sentença penal condenatória incentiva a interposição de recursos protelatórios, visando, até mesmo, a configuração da prescrição da pretensão punitiva ou executória.”
“Tenho sustentado com veemência que o processo penal deve ter utilidade e as decisões proferidas devem possuir efetividade e, postergar a expedição de um mandado de prisão até o trânsito em julgado de uma decisão penal é o mesmo que incentivar a eternização de um processo. Afinal, este não é o papel do Judiciário, cada dia mais criticado, e com muita razão, por manter em liberdade determinadas pessoas cuja autoria de um crime já tenha sido analisada e confirmada”.

O advogado de Warmillon Fonseca Braga pediu as notas taquigráficas do julgamento, mas o Desembargador Eduardo Machado indeferiu, ao argumento de que tudo quanto necessário para o prosseguimento do feito foi lançado no acórdão.





31 comentários:

  1. A força de W está no mandato da mulher dele, ou vcs tiram ele na próxima eleição ou vão continuar colocando a culpa em vereador e promotor. A câmara cumpre o seu papel, o MP cumpre o dele, a justiça já até o prendeu e vcs colocaram ele de volta no podrer. Eleitores, tomem vergonha em vossas caras!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aonde está a cassação da prefeita por falta de prestação de contas??? Quase três anos de governo e nada de prestação de contas.

      Excluir
  2. Outra coisa, essa besteira de terceira via é um trampolim para a derrota. Continuem com essa besteira e cometam o mesmo erro do passado... A volta de W ao poder é a chance de vcs vencerem nas urnas. Não há coisa pior que governo ruim e desgastado. Ele na cadeia desgastou menos do que no poder... A equipe é ruim, a esposa não ser prefeita e o governo é um desastre, tem mais cacique que índio. Rocha, valeria, tirem seus cavalinhos da chuva, essa briga ainda não é para vcs. A menos que vcs tenham 1,5 mi para iniciar o
    próximo jogo.

    ResponderExcluir
  3. Que dia vai prender ele?

    ResponderExcluir
  4. O sujeito é frio e cínico. Na micareta ele, a mulher, os parentes e os puxa-sacos ficaram escondidos num puxadinho como se não estivesse perto a sua prisao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sem contar o quebra pau que teve no domingo. Whisky mais ciúme = barraco. Depois veip a reconciliação e tudo acabou bem no Benjamim.

      Excluir
  5. O macaco condenado já convenceu seus micos amestrados que não vai ser preso tao cedo porque o advogado dele trancou o processo no tribunal de BH. E a macacada está comemorando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cidade quem nāo tem oposição e ninguém importa com o dinheiro do povo

      Excluir
    2. Cidade quem nāo tem oposição e ninguém importa com o dinheiro do povo

      Excluir
  6. Pelo terceiro ano a prefeita muda não quer que haja desfile e comemoração cívica no aniversário da cidade e em sete de setembro. Ela nao gosta e não vê necessidade. O show de Anita é mais cultura e educação.

    ResponderExcluir
  7. Por que até hoje os bens do condenado não foram leiloados e o dinheiro ficou bloqueado? Se bem que o povo de Pirapora deu de novo a prefeitura para a mesma quadrilha. A cada dia ele lava mais dinheiro ilícito. Está comprando muita coisa.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muita coisa em nome de seus laranjas confiáveis. Agora foi um clube por 600 mil reais.
      Até quando o MP e a Justiça vao ignorar?

      Excluir
  8. A pergunta: quando será preso?

    ResponderExcluir
  9. o bandido esta aliado a Aécio, o maior bandido de minas, rio e brasilia, manda e desmanda na justiça... tirem essas desgraças na urna!!!

    ResponderExcluir
  10. sinceramente ta difici em acreditar na justiça; nada acontece com esse homem, tantas provas, tantas denuncias e ele continua ai na rua.
    nao tenho esperanças mais que Pirapora mude!

    ResponderExcluir
  11. A ordem para mandar a esposa de Kaká pra rua, veio de cima.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, ela estava voltando de licença médica por causa de uma cirurgia plástica e foi exonerada sem esperar. O ódio do vereador contra a superintendente Gribel e o secretário Ildemar é grande. Aguardemos os próximos capítulos. Mas ninguém acredita que a superintendente exonerou a mulher do vereador por iniciativa própria, ela teve respaldo forte.

      Excluir
  12. A situação já tem seu candidato para suceder a prefeita. É o cangaceiro, que por sua vez,puxou o tapete do cunhado do homem.

    ResponderExcluir
  13. Tem também André Carioca candidato a vereador.Esse puxa saco mor atual do corone .

    ResponderExcluir
  14. É bem provável que se eleja, pois goza de grande prestígio junto a classe média Alta e também dos menos favorecidos.

    ResponderExcluir
  15. Xangô sob nova direção, vai ser revitalizado.

    ResponderExcluir
  16. Gente e a MUDINHA sai ou não SAI? Está demorando muito esse processo no TSE!

    ResponderExcluir
  17. Já começou a caça aos eleitores, mentiras e mais mentiras começam a serem espalhadas aos eleitores incautos.

    ResponderExcluir
  18. Dinheiro publico indo pra midia, festas e viagens.

    ResponderExcluir
  19. A prefeitura é mesmo uma teta gigantesca;
    com tantos advogados concursados para as finalidades da profissão e também conforme o estatuto; nomeiam um jornalista (empossado para isso) para ser advogado da licitação, função esta que deveria ser de um advogado concursado.

    Então surge a pergunta:
    Será que não há nenhum advogado bom suficiente para assumir?

    No início da gestão tinha um concursado que era responsável, depois saiu e entrou uma menina comissionada, e agora colocaram um jornalista que possui OAB, nada contra a pessoa dele, apenas acho que os advogados municipais concursados aceitariam o cargo, afinal de contas, o salário é bem maior.

    Isso tudo porque o jornalista já não cumpria horários na ASCOM, trabalhava na hora que fosse de conveniência, agora está atendendo casos da sua outra profissão (adv) em pleno horário de serviço dentro da própria prefeitura, ou seja, enquanto os outros pagam para ter escritório para atender, o mesmo usa a estrutura pública.

    Te pergunto caro leitor: "Será que ele sabe muito de licitação para ser escolhido, sabe mais que Emerson, Diacuí, Samara, Gabriel, Edson. . . ? ou será que apenas bate o carimbo no parecer que o adv da licitação faz?
    Por onde anda os Vereadores da oposição? Nenhum acompanha nada mais!!!
    Ta no site o Edital da Auditoria, e ninguém fiscaliza. Deveria vir um profissional da REIS&REIS e uma vez ou outra vem um funcionário comum.
    Obs.: deveria vir uma equipe, e esta vindo apenas um mero funcionário sem a notória especialidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Antes do jornalista quem estava ocupando o cargo era a Poliana da licitação que nem curso de direito possui, atualmente ela é a diretora de licitações. A procuradoria tem vários cargos, nenhum é ocupado por procuradores efetivos, salvo o procurador geral que é só de fachada. Tem gente nomeada na procuradoria que nunca pisou o pé no setor. Tem uma advogada que está nomeada desde o início da gestão e nunca exerceu nenhuma atividade na procuradoria, vive na câmara dando apoio ao grupo do prefeito e advogando para o mesmo. ISSO É UMA VERGONHA!

      Excluir
    2. UMA DUVIDA,
      QUEM TEM CARGO EM COMISSÃO NÃO DEVERIA SER EXCLUSIVO, DEDICAÇÃO EXCLUSIVA AO CARGO EM FUNÇÃO DA CARGA HORÁRIA?

      Excluir
    3. Alguém viu no site da prefeitura a quantidade de erros de português no texto do dia das crianças promovido pela pref. ?
      Marcar evento para crianças ao meio dia

      Excluir
    4. Cidade que nāo tem oposição da nisso: concursados que passaram e nunca foram chamados. Os cargos ocupados por comissionados que ganham muito e nāo trabalham. Nāo tem horário fixo na prefeitura. Só assinam o ponto.

      Excluir
  20. E a borboleta que sempre foi lagarta,se vendeu para W e BF, agora usa seu "jornal" para vender ilusões e espalhar mentiras. Depois culpam o povo por eleger essas desgraças!

    ResponderExcluir