domingo, 10 de janeiro de 2016

Warmillon Fonseca Braga e a sobrinha Anne foram denunciados em Ação Criminal por “Lavagem de Dinheiro”


O Ministério Público de Minas Gerais ajuizou Ação Criminal, Processo nº 0019002-13.2015.8.13.0512, contra Warmillon Fonseca Braga e Anne Fonseca Braga de Carvalho.

Ambos são acusados de “lavagem de dinheiro” por ocultarem a origem e propriedade de bens e direitos provenientes de crimes contra a Administração Pública em Pirapora.

Durante o período em que Warmillon Fonseca foi prefeito de Pirapora, ele ocultou bens e valores utilizando-se de pessoas interpostas ou “laranjas”.

O Ministério Público obteve acesso aos dados bancários e fiscais de Warmillon Braga. Além disso, o Tribunal de Justiça de Minas Gerais concedeu medidas de interceptação telefônica, busca e apreensão de documentos.

Com base nas fartas provas obtidas o Ministério Público apurou que Warmillon Braga, no período em que foi prefeito de Pirapora, adquiriu bens para si ou terceiros com valores desproporcionais à evolução de seu patrimônio e renda, sem lastro financeiro em fontes lícitas, com incompatibilidade entre a movimentação bancária de Warmillon e os rendimentos por ele declarados.


Família Fonseca Braga

Warmillon Fonseca Braga usou a sobrinha Anne Fonseca Braga de Carvalho para dissimular que era o verdadeiro proprietário de bens e empresas. Warmillon movimentou vultosos valores, utilizando contas bancárias em nome da sobrinha Anne.

Veronice Fonseca Braga de Carvalho (irmã de Warmillon e mãe de Anne) também foi utilizada para a ocultação de bens, apresentando-se como sócia de empresas que, na realidade, eram de seu irmão Warmillon.

Warmillon, Veronice e Anne usaram a atividade rural como estratégia para justificar o patrimônio no período em que Warmillon Fonseca Braga foi prefeito de Pirapora e lá dilapidou os cofres públicos.

Marcela Machado Ribas, esposa de Warmillon, também foi utilizada como “laranja” para dissimular a propriedade de bens. Foi constatado que houve grande remessa de valores de Anne Fonseca Braga para Marcela Machado Ribas.

O Ministério Público demonstrou o enriquecimento sem causa de Warmillon Braga, que ao tomar posse como prefeito de Pirapora não tinha nenhuma fonte relevante de rendimentos, somente os subsídios do cargo de prefeito.

No entanto, Warmillon Fonseca Braga passou a angariar bens que registrou em nome de terceiros, sem o devido lastro, compondo assim um patrimônio decorrente da prática de crimes contra a Administração Pública de Pirapora.

Bens adquiridos por Warmillon Fonseca Braga e que foram ocultados por Anne Fonseca Braga em decorrência da prática de crimes contra a Administração Pública de Pirapora:

Fazenda Cocal e Fazenda Planície:


Apartamento no Edifício Santiago Ballesteros em Belo Horizonte:

Documentos obtidos pelo Ministério Público mostraram intensa negociação entre Warmillon Braga e a Construtora Caparaó, visando a aquisição do apartamento nº 1202 do Edifício Santiago Ballesteros, situado na Rua Gonçalves Dias nº 2525 em frente ao Shopping Diamond Mall, em Belo Horizonte. Este apartamento foi adquirido por Anne Fonseca Braga, sobrinha de Warmillon, usada por ele como “laranja” para ocultar seu patrimônio adquirido de forma ilícita.

O Ministério Público obteve provas da negociação entre Warmillon e a Construtora Caparaó:


Pedidos de Condenação na Ação Criminal:

O Ministério Público pediu a condenação de Warmillon Fonseca Braga e Anne Fonseca Braga de Carvalho pela prática do crime previsto na Lei 9.613/97 (Lei que dispõe sobre os crimes de "lavagem" ou ocultação de bens, direitos e valores) por 6 (seis) vezes, cuja pena de reclusão é de 3 (três) a 10 (dez) anos e multa, e também na forma dos artigos 29 e 69 do Código Penal.

O Ministério Público também pediu a suspensão dos direitos políticos de Warmillon Fonseca Braga e Anne Fonseca Braga de Carvalho.

Com fundamento no artigo 91, inciso II, alínea “b” do Código Penal e no artigo 7º da Lei 9.613/97, o Ministério Público pediu a perda dos seguintes bens imóveis:
Decisão Liminar do Juiz:

O Juiz de Direito Anderson Fábio Nogueira Alves acolheu o pedido do Ministério Público e determinou liminarmente a inscrição do sequestro dos imóveis.

Sendo julgada procedente a ação, os bens serão revertidos para o Município de Pirapora, em vista das fartas provas de corrupção e licitações ilegais praticadas por Warmillon Fonseca Braga.


90 comentários:

  1. José Mário10/01/2016, 15:17

    Frei Betto: Política oprime ou liberta

    Quem tem nojo de política é governado por quem não tem

    Rio - Estamos em ano eleitoral. Em outubro, elegeremos vereadores e prefeitos. Ainda que se torça o nariz para a política, convém lembrar que em tudo há política. A política serve para oprimir ou libertar. Hoje em dia, muitos, sobretudo jovens, têm nojo de política, porque acompanham noticiários que falam de corrupção, roubalheira, descaramento, nepotismo, fisiologismo etc. Sempre lembro a eles: quem tem nojo de política é governado por quem não tem. Quando você ou os seus amigos disserem “Não quero saber de política, não vou mais votar, vou anular o voto”, estarão fazendo o jogo dos maus políticos. Quem se omite dá um cheque em branco para a política que predomina no país. Afinal, nenhum desses senhores e senhoras que ocupam o Congresso Nacional, prefeituras e câmaras municipais entrou pela janela. Todos entraram através do voto dos eleitores. Então, a questão também é analisarmos por que os eleitores votam tão mal.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cada um de nós é responsável, principalmente quem elege político corrupto, por essa destruição em que se encontra Pirapora. Basta um olhar mais ou menos atento para perceber que o resultado da péssima escolha de eleitores irresponsáveis, ignorantes, omissos e venais só podia dar no que deu e está dando. Se a maioria do eleitorado de Pirapora tivesse um pingo de vergonha na cara já teria dado um basta nessa nojeira há muito tempo.

      Excluir
    2. ADOREI A FOTO DO EX PREFEITO CORRUPTO PRESO QUE A SENHORA POSTOU. MOSTRA BEM COMO ELE É.

      Excluir
  2. Moradora do Cícero Passos10/01/2016, 15:22

    O vereador ovelha tem de enfiar a cara no buraco. Quem defende ladrão faz parte da quadrilha. É ladrão também. Em breve a PF vai chegar na sua casa.

    ResponderExcluir
  3. Flor dos Buritis10/01/2016, 15:28

    Enquanto isto, o bando de corruptos continua se reunindo no sítio, aqui de Buritizeiro, articulando como tomar a prefeitura nesse ano de eleição. Todos eles querem o dinheiro público.
    Ler uma notícia desta de hoje é de tirar o fôlego novamente. Como ainda tem piraporense batendo palmas para um bandido de tamanha periculosidade como este ex-prefeito?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse sítio é a caverna do Ali Babá e seus quarenta ladrões. Pra participar dos encontros é necessário ter aptidão para roubar. Gostar de praticar crimes.

      Excluir
    2. É uma quadrilha que não tem outra intenção a não ser roubar, saquear e destruir Pirapora e se perpetuar na prefeitura com a conivência de piraporenses prostituídos e podres. É vida de gado, povo marcado, povo feliz!

      Excluir
    3. Agora vao roubar mais. E as cidades ao redor.. pois os prefeitos e prefeitas eleitos são todos parentes de W.

      Excluir
  4. Warmillon chefia a escória política de Pirapora, se olhar quem o apoia politicamente você vê preguiçosos e pessoas com problema na Justiça. O que existe de Pior na política apoia warmillon

    ResponderExcluir
  5. Dra vi na terceira foto do processo, onde ele estava negociando a compra do apartamento, que o delinquente usou e-mail corporativo da Prefeitura para resolver assuntos particulares.

    Vai ver ele pensou que como ele roubou o dinheiro da prefeitura, achou que deveria usar o e-mail da prefeitura para comprar o apartamento luxuoso com o dinheiro roubado do povo.

    ResponderExcluir
  6. Os doentes que apoiam warmillon, se dizem "grupo do bem", mas na verdade deveriam ser chamados de "A Sociedade do Crime".

    Basta ver que:
    Tem vereador que apoia ele e faz parte da Máfia do Lixo.
    Outro vereador faz parte da Máfia do Asfalto
    E tem um outro que está no executivo agora que sente saudades dos marginal na prefeitura, claro, enquanto era vereador a irmãzinha ganhava licitações na prefeitura para fornecimento de transporte escolar.

    Definitivamente olhando de perto os apoiadores de warmillon ou seja a Sociedade do Crime que o apoia, vê o ranço político de Pirapora.

    ResponderExcluir
  7. O ex-prefeito sempre foi e será uma pessoa que só causou desgraças em Pirapora. Metido a político de carreira brilhante, é uma aberração, uma fraude, um engodo que enganou uma população de analfabetos funcionais e políticos, que caiu na onda de sua conversa fiada. Cheio de malandragens nunca teve respeito pelo povo piraporense. Envolvido até o pescoço em corrupção juntamente com sua família precisa voltar para trás das grades a fim de aprender a respeitar a Justiça e o Ministério Público, que ele tanto despreza. Esse ser ultrajante que gosta de ofender a dignidade das pessoas não merece o respeito do piraporense que tem amor pela sua cidade e que tem vergonha na cara. Já passou da hora desse ser monstruoso, asqueroso e repugnante voltar a morar com outros detentos da Nelson Hungria, até apodrecer.

    ResponderExcluir
  8. Maria Salvador10/01/2016, 15:44

    Myriam, bem que você poderia fazer uma matéria sobre Ildemar Cordeiro, e mostrar que o TCE descobriu que ele falsificou documentos públicos da prefeitura na época de warmillon, para realizações de pagamentos ilegais em favor dos amigos de Warmillon.
    Por isso a Justiça quando descobriu o expulsou da Prefeitura na época que ele era Secretário de Obras do Léo Silveira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse vereador está precisando de uma lição exemplar dada pela Justiça. Já passou da hora.

      Excluir
  9. Brilhante é o juiz que vai colocar esse bandido de volta para a penitenciária. Brilhantes são os promotores, que não se cansam e nem descansam, para descobrir e denunciar os crimes desse bandido. Brilhante é o fato da farsa desse bandido estar sendo desmontada, feito castelo de cartas, pelo blog Transparência, já que não existe oposição, e sim, amigos do atual prefeito. Triste é saber dos espaços de comunicação local, que multiplicam o pão e o circo, a fim de transformar bandido em político honesto e sério.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A "mídia simpatizante" pode até tentar distorcer ou esconder as notícias verdadeiras sobre Warmillon, mas a lama já não consegue mais ser contida.

      Excluir
    2. É a tal"cobertura jornalística", responsável por “acobertar” tudo que seja do interesse torpe dessa organização criminosa, comandada pelo ex-inquilino da Nelson Hungria.

      Excluir
  10. Honestidade não é só não se apropriar de bem alheio mas agir para que outros não o façam.

    ResponderExcluir
  11. OS BANDIDOS ANDARAM FALANDO QUE TINHAM ACABADO COM O BLOG.
    E AGORA, VÃO FALAR O QUE?
    QUE PODER ELES TÊM PARA CALAR A VERDADE?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O blog foi leitura obrigatória em 2015, como o será em 2016.
      É daqui que resistiremos bravamente ao bando que planeja assaltar novamente nossa cidade.

      Excluir
    2. O blog é magistral e de uma precisão cirúrgica impressionante e coloca cada um desses bandidos nos seus devidos lugares.
      Espero sinceramente que mais pessoas de caráter, como a Dra. Miriam surjam rapidamente, pois, não fosse pelo seu blog, boa parte da população já teria dado seu último suspiro.

      Obrigado por expressar aquilo que eu mesmo gostaria de fazê-lo.

      Excluir
    3. Cada um dos que aqui comentam mostra que não remamos sozinhos nessa lama escura que tomou conta de Pirapora.

      Excluir
    4. E um consolo ler este blog, de uma verdade incontestável.
      Obrigada e siga sempre assim, nos dando alento, quando nos desanimamos frente a esta tragédia que está consumindo nossa cidade.

      Excluir
  12. É um caboclo muito cínico. Roubou tanto na prefeitura, foi preso, e já está fazendo campanha política para voltar novamente para prefeitura.
    Dava nojo vê-lo na orla, na passagem do ano, com uma camisa apertada mostrando uma barriga proeminente,com suas indefectíveis pulseirinhas de ouro, cabelo pintado, botox no rosto, dentes consertados, cumprimentando até as pedras portuguesas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando vi Warmillon e sua quadrilha no dia 31 de dezembro tive uma vontade incontrolável de vomitar.
      Acabou minha vontade de ficar na orla.

      Excluir
  13. Ainda não sei se os piraporenses que elegeram esse ladrão são cúmplices ou vítimas.

    Se plantamos o que colhemos, Pirapora tem muita desgraça pela frente.

    ResponderExcluir
  14. Um líder não acontece, ele precisa ter anos de vida pública decente pra merecer o cargo.
    Mas, cadê esse líder que bota a cara na rua, na rádio, no jornal, que arranja espaço pra denunciar os escândalos, a corrupção e os crimes do ex-prefeito? Cadê o cara que dá a cara pra bater e aguenta firme?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Nós temos esse líder político. Basta que ele tenha coragem para assumir a liderança que lhe foi confiada por mais de 14 mil piraporenses.

      Excluir
    2. Márcia,
      ele é um sujeito honesto, um profissional competente, faria uma excelente administração em Pirapora, mas falta-lhe essa coragem para enfrentar bandidos e escorraçar a quadrilha de nosso município.
      Muitos admiradores dele gostariam que ele fosse corajoso, valente, intrépido.

      Excluir
    3. Esse líder tem um irmão que foi embora pra Brasília. Foi o único que levantou a voz na câmara contrário ao ex presidiário. Seria ótimo se ele retornasse pra Pirapora.

      Excluir
  15. Daqui do Triangulo Mineiro observo a movimentação desse presidiario! Com todos os politicos que conversei aqui, comentaram negativamente sobre esse sujeito.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo Cláudio César Moreno, quanta falta você está fazendo na mídia piraporense! Infelizmente, você não teve aqui as oportunidades merecidas. Que aí, em Uberlândia, você encontre seu crescimento pessoal, profissional e financeiro. E que um dia possa voltar.Enquanto isto, mande seus comentários, aqui neste blog. Vamos matar as saudades e manter contatos com seus amigos.Seus posicionamentos sempre foram muito firmes. E você nunca fugiu da raia.
      Abraços, meu brother!
      Cláudio

      Excluir
    2. Marcos - MOC10/01/2016, 18:28

      No Norte de Minas, em especial aqui em Montes Claros, ele está mais sujo do que pau de galinheiro. E a família dele também.

      Excluir
    3. Quando a "mídia calada por bandido" omite uma notícia como esta acima, aqui no blog, é sinal de que não se respeita mais o ouvinte e o leitor, e está de joelhos, atendendo ordens de um chefe de quadrilha.
      Informação jornalística na cidade não existe mais.

      Excluir
  16. Tem vereador aí se chutar o saco do ex prefeito acerta a boca deles

    ResponderExcluir
  17. Trabalho no bairro de Lourdes, em BH, e vejo esse prefeito corrupto de vez em quando num salão de beleza frequentado por gente rica. Deve pagar com o dinheiro do povo de Pirapora.
    O apartamento que ele comprou perto do Shopping Diamond é mega luxuoso. Também deve ter sido pago com o dinheiro do povo de Pirapora.
    E ainda tem gente trouxa ai que fica nas ruas e em facebook defendendo ladrão e pedindo sua volta para a prefeitura. É por isto que a cidade não sai desse atraso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Luciana - BH11/01/2016, 11:52

      Silvinha, eu vi este bandido dentro de uma joalheria cara no Pátio Savassi. E vi que comprou e pagou em dinheiro. O criminoso é tão folgado que tem até um sujeito para carregar suas sacolas de compras, enquanto ele fala sem parar no celular.
      Essa vida de milionário, custeada com o dinheiro roubado da prefeitura, é regada com as lágrimas de muitos desempregados, de idosos sem assistência, de jovens sem futuro, de doentes sem tratamento. Ele meteu as mãos imundas e sem dó no dinheiro do povo.
      E ainda tem piraporense mal caráter que quer a volta desse criminoso à prefeitura.

      Excluir
  18. Aposentado na Internet10/01/2016, 18:57

    Quem conheceu os pais do ex-prefeito, tão honrados e decentes, e hoje vê os nomes de quase todos os seus irmãos e sobrinhos, envolvidos em corrupção e denunciados pelo Ministério Público e processados na Justiça, fica horrorizado. Desmoralizaram os nomes de pessoas dignas e trabalhadoras, tão conhecidas pelos moradores antigos de Pirapora. Será que não teve um parente para aconselhar e tentar barrar esse "desespero de roubar dinheiro público" do ex-prefeito para ficar rico e beneficiar ilegalmente sua família de uma hora para outra? Muitos veem com enorme tristeza a que ponto eles chegaram nesse projeto criminoso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Moradora do bairro Santo Antonio10/01/2016, 19:33

      Não restou um sequer. Muitos se deram ao desfrute de serem usados como laranjas, outros o incentivaram nessa senda de criminoso, pois queriam ser ricos e gozar das alegrias e da vida luxuosa que o dinheiro farto oferece. E uns poucos tentaram disfarçar dizendo que ele está sendo vítima de perseguição, apesar de saberem de todas as ilegalidades e nada fazerem para parar o parente criminoso.

      Excluir
  19. Montes Claros10/01/2016, 21:57

    Obrigado pelas informações. Parabéns, pelo excelente trabalho de conscientização desenvolvido pelo blog Transparência.

    ResponderExcluir
  20. Olha o apartamento. Aluguel R$ 6.800,00
    Condomínio: R$ 869,00 IPTU: R$ 4.200,00
    http://s_x84y.bemdireto.com.br/apartamento-santo-agostinho-belo-horizonte-s_8n074
    Antes o aluguel era R$ 5.000,00
    http://estadodeminas.lugarcerto.com.br/anuncio/332060781?trv_cid=07f39da6378fb863443d85eb735e3bbcb211c2fc&utm_source=Trovit&utm_medium=CPC&utm_campaign=segmneta%C3%A7%C3%A3o-mg-aluguel

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Segundo a engenheira piraporense Patrícia Caxito informou no FB, este apartamento vale mais de 5 milhões de reais.
      É muita corrupção impregnada num bandido só.

      Excluir
    2. Rua Felipe Sampaio11/01/2016, 18:54

      Não esqueça que esse é apenas um dos apartamentos que o corrupto possui em Bh.

      Esse bandido é uma máquina de roubar. Não tem um pingo de constrangimento. Rouba na maior cara de pau!!!!

      Esse monstro da corrupção também é viciado nos elogios. Para ficar perto dele tem que lamber a sola dos pés dele.

      Excluir
    3. Morador de Lagoa dos Patos12/01/2016, 12:14

      Rua Felipe Sampaio, este bandido usa e abusa das pessoas e depois as descarta como um papel higiênico.
      Meu irmão foi influenciado e ajudou este ladrão em coisas erradas e acreditou no homem. Acabou com a vida dele, apesar da família e amigos o avisarem que ele se daria mal ao lado de um sujeito sem escrúpulos e sem limites para roubar dinheiro de prefeitura. Como não nos ouviu, hoje tem vários problemas, uma vida destruída, e nem o bandido quer saber dele.
      Foi usado e jogado fora.
      Aí em Pirapora muita gente passará por isto. Principalmente aqueles que estão nas denúncias e processos de licitações fraudulentas e outros crimes. O tempo vai mostrar.

      Excluir
  21. O vereador ovelha anda berrando nas rádios e balindo na tribuna da casa que "dias melhores virão". Para quem? Somente para o seu chefe criminoso e o resto da quadrilha. O povo, outra vez, vai ser roubado e a cidade ficará dilacerada.

    Piraporense, você daria as chaves de sua casa para um ladrão?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Será que os promotores de justiça, os juízes e os desembargadores estão errados e quem está certo é um bandido que roubou durante oito anos de uma cidade pobre?
      Parece que é isto que pensa os puxa-sacos que dizem que "dias melhores virão" com um ladrão na prefeitura.

      Excluir
  22. Frase do dia

    "A corrupção é o pecado que em vez de ser reconhecido como tal e de nos tornar humildes, se tornou sistema, torna-se um hábito mental, uma forma de vida."

    Papa Francisco em livro que será lançado amanhã, terça-feira.

    ResponderExcluir
  23. Enquanto isso ele vai dando em cima das mulheres alheias. E saindo com muitas dessas.

    ResponderExcluir
  24. O cangaceiro esta pulando fora do barco furado do presidiario, esteve esta semana na prefeitura pedindo arrego.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade Verdadeira12/01/2016, 09:00

      Se isso for verdade será um engodo. Ou seja ele, irá para os braços do atual prefeito para ser um leva-e-traz informado tudo para o ex-prefeito.

      Excluir
    2. Se isso for realmente verdade, ele fez isso por não ser o preferido para concorrer às eleições como prefeito. Estão falando que será a esposa de W a candidata

      Excluir
    3. Tudo falsidade. É tática do ex e futuro presidiário para vigiar todos os passos do prefeito. O cangaceiro, assim como o ovelha, o doença, o via velha, são paus de galinheiro onde o galo ladrão defeca à vontade.

      Excluir
  25. Ex-prefeito de Pedra Azul é preso pela Polícia Civil em Belo Horizonte

    Mandado de prisão foi expedido por descumprimento de pena.

    Político foi condenado por desvio de dinheiro na campanha de 2000.Um ex-prefeito do Vale do Jequitinhonha foi preso pela Polícia Civil nesta terça-feira (12) em Belo Horizonte. De acordo com delegado Ramon Sandoli, a Justiça expediu mandado de prisão contra Ricardo Mendes Pinto (DEM), após ele ter descumprido medidas restritivas de direito. O político, que esteve à frente da prefeitura de Pedra Azul por três mandatos, foi condenado por desvio de dinheiro durante campanha à reeleição em 2000. Ele nega as irregularidades que levaram à condenação e ao pedido de prisão.

    Segundo Sandoli, nesta segunda-feira (11), a polícia recebeu informações que o ex-prefeito estaria na capital mineira. Ele foi encontrado na casa de parentes, no bairro Luxemburgo, na Região Centro-Sul da cidade.

    Segundo a Justiça mineira, o mandado foi expedido no dia 18 de dezembro. O ex-prefeito diz que, nesta data, estava viajando. Ao saber da decisão, em vez de se entregar, ele seguiu para Belo Horizonte para consultar um criminalista, que recorreu da decisão.

    De acordo com advogado do político, Felipe Machado, por causa da condenação por desvio de recurso, o cliente deve permanecer por cinco horas interruptas – das 17h às 22h –, na fazenda dele, aos sábados e domingos. “Em determinado dia em 2015, no mês de setembro, Ricardo compareceu a um evento e lá estavam presentes duas promotoras de Justiça”, contou o advogado.

    Machado acredita que, por desconhecerem o teor da pena, as promotoras pediram que a polícia fosse à fazenda do ex-prefeito. Depois disso, de acordo com o advogado, o Ministério Público solicitou à Justiça uma audiência de justificação, e o magistrado pediu a prisão de Ricardo Mendes Pinto. O político disse que, na audiência, esclarecerá a situação.

    Segundo o delegado Ramon Sandoli, o ex-prefeito não apresentou resistência ao ser preso. Ele foi encaminhado para o Departamento Estadual de Operações Especiais (Deoesp), onde ficará detido nesta noite. Segundo a polícia, Ricardo Mendes Pinto será transferido para Pedra Azul nesta quarta-feira (13).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. e o ex prefeito de Pirapora vai voltar quando pra cadeia?

      Excluir
  26. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) anunciaram nesta terça-feira (12) que vão criar comitês em todo o país para receber denúncias de cidadãos que suspeitam do recebimento de doações não-declaradas de campanha nas eleições municipais deste ano, o chamado “caixa dois”.

    Segundo as entidades – que contarão com o apoio do Movimento de Combate à Corrupção Eleitoral (MCCE), um dos idealizadores da Lei da Ficha Limpa –, advogados e contadores serão mobilizados voluntariamente para registrar casos em que os gastos de candidatos ultrapassem o dinheiro repassados oficialmente a eles por pessoas físicas e partidos, únicas fontes de recurso permitidas.



    “Vencedora como foi a luta contra o investimento empresarial em candidatos e partidos, agora é chegada a hora da sociedade se unir contra o caixa dois nas eleições. Queremos comitês em todo o Brasil para fazer denúncias, apresentar ao Ministério Público sinais exteriores de caixa dois, que significa campanha realizada de modo incompatível aos recursos eleitorais arrecadados e declarados à Justiça”, afirmou o presidente da OAB, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, que acrescentou ser objetivo combater as campanhas “hollywoodianas”.

    Atualmente, a OAB conta com mais de 1.600 subseções espalhados pelo país e Igreja Católica mais de 5 mil paróquias. Além desses locais, os comitês poderão funcionar também em instalações de outras igrejas ou de entidades que apoiam a iniciativa.

    Em evento para anúncio dos comitês na sede da OAB, mais de 40 associações manifestaram apoio, entre elas Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), da Associação Nacional dos Procuradores da República (ANPR), União Nacional dos Estudantes (UNE), entre outras.

    A partir deste ano, as campanhas não poderão mais receber doações de empresas, conforme veto da presidente Dilma Rousseff no ano passado a artigo da minirreforma eleitoral que ainda permitia esse tipo de contribuição aos partidos. Além disso, o Supremo Tribunal Federal (STF) proibiu a prática, por entender que ela contraria a Constituição.

    Um dos coordenadores do MCCE, o juiz Márlon Reis entende que, por conta da proibição e da maior fiscalização, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral terão de se capacitar para responder ao aumento de ações na Justiça para questionar candidatos que recebem recursos ilegais.

    Ele lembrou que a minirreforma eleitoral também estabeleceu limites para os gastos nas eleições, o que não existia antes.

    “As campanhas vão ter que mudar na forma, se não entregam a existência de dinheiro ilícito. Dispomos de mais mecanismos para confrontar o que o candidato declara com o que está fazendo de fato na campanha. Dessa confrontação podem surgir sanções previstas na Lei da Ficha Limpa, para o que se chama de abuso de poder econômico. Quem recebe recursos ilegais, pratica abuso de poder econômico, perder o mandato e ficar inelegível por oito anos”, disse.

    Cartilha com instruções
    Representante da CNBB, dom Joaquim Giovanni Mol Guimarães afirmou que a Igreja Católica não poderia ficar de fora da parceria. “Nós queremos que pessoas das igrejas, das comunidades, ajudem a compor esses comitês, que não são da Igreja, que vai é oferecer membros seus para compor esses comitês. Eles é que vão fazer o trabalho de vigilância”, afirmou.

    Uma das ideias para facilitar as denúncias dos cidadãos é criar uma cartilha com instruções para identificar irregularidades em campanhas. A OAB também garantiu colocar à disposição advogados preparados para verificar as denúncias antes de serem encaminhadas para o MP.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pena que aqui em Pirapora não temos uma (OAB) que nos represente !

      Excluir
  27. Vamos fazer campanha este ano de não votar em quem Warmillom apoiar.
    Quem é apoiado por corrupto é corrupto também.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa ideia vamos divulgar
      Quem é apoiado por corrupto é corrupto também

      Excluir
  28. Entrevista excelente do presidente da EMUTUR na rádio FM.
    Tranquilo, ponderado, mas, firme para responder às acusações mentirosas do vereador Ildemar Cordeiro. Este acostumou a dirigir suas agressões, calúnias e mentiras, a mando do chefe da quadrilha, contra o prefeito Léo Silveira, em rádios e nas reuniões da Câmara. Conduta altamente reprovada pela população de Pirapora. Inexplicavelmente, o prefeito nunca quis responder e sempre fez questão de apanhar calado, ficando com sua administração desgastada e a honra estraçalhada. Hoje, porém, o vereador encontrou uma pessoa que soube calá-lo. Com processos judiciais, com respostas na dose certa e com trabalho de muito sucesso à frente da EMUTUR.

    ResponderExcluir
  29. Não entendi porque o dono de um programa INDEPENDENTE, que compra um espaço na rádio, tem que pedir PERMISSÃO ao dono da emissora para conceder o direito de resposta a quem foi ultrajado em seu programa.
    Será que o ex-prefeito já pôs o arreio no do proprietário majoritário da rádio?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já, Celso, o sócio majoritário está unido, tipo carne e unha ao ex-presidiário, que agora manda e desmanda nas duas rádios da cidade, em jornais.
      Um chefe de quadrilha! Só mesmo em Pirapora!

      Excluir
    2. SE O DONO DA RÁDIO NÃO ACEITASSE, ELTON JACKSON PODERIA PEDIR JUDICIALMENTE O DIREITO DE RESPOSTA.
      INFELIZMENTE A MÍDIA DE PIRAPORA OBEDECE ORDEM DE LADRÃO.

      Excluir
  30. Oito anos a mente brilhante esteve a serviço de um bandido, fazendo as mais imundas e condenáveis intervenções contra os adversários políticos do seu chefe.
    Seis meses a mesma mente brilhante, não mais sob o jugo do bandido e ex-chefe, mostra um trabalho espetacular, limpo, honesto, elogiado por tantos que querem uma cidade livre de corrupção, de bandidagem, de atraso.
    Infelizmente, nem sempre o bom caminho é a primeira escolha.
    Mas, sempre é tempo de fazer o bem. Ainda mais para quem acredita na justiça divina. Plantou aqui, aqui colherá.

    ResponderExcluir
  31. Não assisti a entrevista. Queria fazer um pedido para Elton Jakson para ele por a entrevista no Youtube. Não uso rede social mas ele pode por o link do Youtube no blog da dra Miriam.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vão disponibilizar essa entrevista em lugar nenhum, já que o diretor da EMUTUR lavou a cara do vereador ovelha, antipatizado em toda a cidade. Meteu ferro na ovelha. E ainda vai para a Justiça.

      Excluir
  32. Foi publicada hoje, no Diário Oficial da União, uma alteração no Estatuto da Advocacia, sancionada por Dilma Rousseff. Pela alteração, os advogados poderão questionar uma investigação policial concluída ou ainda em andamento.

    Eles poderão "examinar, em qualquer instituição responsável por conduzir investigação, mesmo sem procuração, autos de flagrante e de investigações de qualquer natureza, findos ou em andamento, ainda que conclusos à autoridade".

    ResponderExcluir
  33. 13/01/2016
    PF indicia Vale, Samarco, executivos e técnicos por tragédia em Mariana

    A Polícia Federal informou na tarde desta quarta-feira (13) que indiciou a Samarco, a Vale (dona da Samarco), a empresa VogBR e mais sete executivos e técnicos por crimes ambientais provocados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
    Entre os indiciados está o diretor-presidente da Samarco, Ricardo Vescovi.

    Outros seis profissionais foram responsabilizados pelo rompimento.

    De acordo com a Polícia Federal, eles foram indiciados por causar poluição em níveis que “resultem ou possam resultar em danos à saúde humana, ou que provoquem a mortandade de animais ou a destruição significativa da flora”, como previsto no artigo 54 da Lei de Crimes Ambientais.

    http://g1.globo.com/minas-gerais/desastre-ambiental-em-mariana/noticia/2016/01/pf-indicia-vale-samarco-executivos-e-tecnicos-por-tragedia-em-mariana.html

    ResponderExcluir
  34. Se não conseguir derrubar sua inelegibilidade, o ex-prefeito vai fazer o impossível para subir em palanques na campanha eleitoral, e vai chorar,fazer drama, se dizer perseguido, o amigo dos pobres, tudo para enganar os menos esclarecidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Judite, hoje o ex-presidiário esteve no forum local. Já entra falando alto, abraçando um e outro, gritando os nomes das pessoas, derramando lágrimas de crocodilo com alguns. Parecia estar num supermercado ou shopping center. O cara é folgado mesmo. Nem parece um condenado com restrições, um político inelegível, um inquilino da Nelson Hungria por 16 meses.

      Excluir
    2. Esta ratazana anda dizendo que, aconselhado pelo seu marqueteiro, precisa mexer com o emocional dos mais humildes, chorando abraçado a eles, em suas visitas e encontros, dizendo ser vítima de perseguição de promotores e juízes de Pirapora.

      Excluir
  35. Na página do ovelha tem um vídeo do dono da Construquality que construiu as casas populares em Pirapora puxando o saco do presidiario. A empresa é de São Paulo. Olhei os processos no Tribunal de São Paulo. Encontrei 64 processos.

    http://esaj.tjsp.jus.br/cpopg/search.do;jsessionid=10B298A8568AB955FE042C9BF0C0B3E8.cpopg2?conversationId=&dadosConsulta.localPesquisa.cdLocal=-1&cbPesquisa=NMPARTE&dadosConsulta.tipoNuProcesso=UNIFICADO&dadosConsulta.valorConsulta=Construquality+Construtora+E+Incorporadora+Ltda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então tem caroço embaixo desse angu.
      O presidiário sempre "mordeu muito" em todos os empreendimentos da PMP. E nunca aceitou 10%, que segundo ele é comissão de garçom. A porcentagem sempre foi muito alta. Por isto, está explicada a fortuna adquirida em oito anos.

      Excluir
  36. Buritizeirense Indignado14/01/2016, 12:35

    Meus pais conheceram os familiares do dono dessa rádio, pessoas íntegras, honradas e amigas, simples apesar de fazendeiros ricos. Não esperava uma mudança tão grande no comportamento de seu filho e herdeiro, que pelo exemplo de seus pais e sua excelente condição financeira, como empresário da comunicação e fazendeiro bem sucedido, não precisava estar de joelhos, acatar pedidos duvidosos, liquidar com a liberdade de imprensa, para agradar um criminoso da maior periculosidade.
    Decepcionante!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  37. estava numa padaria tomando café e o vereador nervosinho chegou contando muita vantagem e xingando prefeito, chefe do turismo e vereadores. boca suja e porca. palavrões imorais.
    fiquei pensando o que esta organização criminosa vai fazer na eleição e falar nos comícios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É UM SUJEITINHO MUITO BAIXO.

      HOJE NA ENTREVISTA DE MERDA QUE ELE DEU TIVE A CERTEZA ABSOLUTA QUE O INDALESCIO GARCIA DEVE ESTAR NA FRENTE NAS PESQUISAS ELEITORAIS. PORQUE O VEREADORZINHO ATACAVA SEM PARAR O ESTIMADO INDALESCIO. TODO MUNDO SABE QUE EM POLÍTICA NINGUÉM BATE EM CACHORRO MORTO. HOJE TIVE A CERTEZA A TURMA DO EX PREFEITO PRESIDIÁRIO CONDENADO TEM MEDO DO EMPRESÁRIO HONESTO INDALESCIO GARCIA.


      Excluir
  38. Leitura que faço da entrevista do vereador ovelha:
    INDALÉCIO GARCIA ESTÁ À FRENTE NA PESQUISA ELEITORAL.
    A pancadaria contra ele é pesada. Nada é por acaso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E vai continuar. A ordem do presidiário é desgastar diariamente a imagem política de Indalécio Garcia, assim como continuam fazendo com o prefeito Léo Silveira. Só espero que ele reaja e não faça como o prefeito atual, que será sangrado por bandidos até não aguentar mais.
      Aliás, estamos com saudades de Juscélio Garcia para pôr os pingos nos is na política de Pirapora.
      Vai ser difícil falar na rádio FM, hoje dominada pelo chefe da quadrilha, mas não impossível com a ajuda da justiça.

      Excluir
  39. COMERCIANTE DO CENTRO DA CIDADE15/01/2016, 08:47

    CONSELHO DO VEREADOR OVELHA BALINDO NA RÁDIO DO PRESIDIÁRIO:

    "VEREADORES, NÃO TRABALHEM PELO POVO DE PIRAPORA!
    NÃO FAÇAM REQUERIMENTOS!"

    OU SEJA GANHEM SEM TRABALHAR!

    ResponderExcluir
  40. Ildemar Cordeiro está falando sobre o pagamento do marketing do prefeito atual.
    Será que ele já fez um levantamento do valor gasto pelo ex-prefeito em seus oito anos de mandato? Foram milhões de reais tirados da saúde, da educação e da infraestrutura para colocá-lo como o melhor político do Norte de Minas.
    Não se esqueça, vereador, do prejuízo dos shows do centenário. Mais de um milhão de reais foram desviados em licitação fraudulenta, que gerou uma condenação ao ex-prefeito e aos servidores usados para a prática da ilegalidade.

    ResponderExcluir
  41. Hoje na rádio prisional (o dono é presidiário), o vereador chiliquento sequer tocou no nome do Elton Jackson, claro, depois da lacrada que o EJ deu, o vereadorzinho ficou com medo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. José Carlos15/01/2016, 19:23

      Ele já conhece o peso da mão da justiça. Ele sabe que o processo contra ele, na máfia do combustível, não foi extinto, como ele anda dizendo, pois o Ministério Público já recorreu a Brasília.
      E Elton Jackson o advertiu de que, a cada calúnia e desmoralização, será um processo criminal.
      Não adianta ele querer mostrar serviço para seu patrão bandido.

      Excluir
  42. Ildemar Cordeiro promove o discurso hipócrita e seletivo.

    O vereador Ildemar Cordeiro é o rei da hipocrisia, ele fala das obras inacabadas do Léo Silveira, mas enfia o rabo entre as pernas e não fala das obras inacabadas do presidiário que deveriam ficar prontas em 2011, mesmo tendo 2012 inteiro para terminar em ano eleitoral o incompetente presidiário não concluiu.

    Ildemar fala das ruas sem asfaltos de Léo Silveira, mas enfia o rabo entre as pernas e não fala que o presidiário warmillon passou longe destas mesmas ruas e não asfaltou.

    Fala que Léo Silveira gasta muito com publicidade, mas não fala que o presidiário gastou 5 vezes mais.

    Fala que muito dinheiro foi gasto em festas mas não fala dos problemas que o presidiário teve com as festas.

    Ildemar o rei da hipocrisia!!!!!!

    ResponderExcluir
  43. Hoje o vereador Ildemar falou que sabe quem são os funcionários fantasmas que estão na prefeitura.
    Dra Myriam, se ele sabe e não denunciou ele está prevaricando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Um dos funcionários fantasmas já está identificado há muito tempo e consta na relação de servidores no Portal da Transparência:

      ANDERSON FONSECA BRAGA, ASSESSOR DE GESTÃO, DESENVOLVIMENTO, PLANEJAMENTO E ESTRATÉGIA, COM SALÁRIO MENSAL DE R$ 8.950,00, LOTADO NA CHEFIA DE GABINETE.

      Excluir
  44. Dá até cansaço ouvir o programa fúnebre do Marcola.Os mesmos participantes desqualificados,semianalfabetos,quebrados financeiramente, falando sempre as mesmas coisas, instruídos pelo bandidão, doidos para entrarem na folha de pagamentos da prefeitura.

    ResponderExcluir
  45. Tudo é jogo de cena. Elton Jakson respondeu Ildemar, mas não abriu a boca para falar da roubalheira do ex prefeito. Quer focar bem com os dois lados, com o ex prefeito e o atual. Não me engana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SERVIDOR MUNICIPAL17/01/2016, 15:39

      CADA UM DESSES REMANESCENTES DA ADMINISTRAÇÃO DE WARMILLON QUE CONTINUARAM COM LEO SILVEIRA NÃO TÊM COMPROMISSO COM NADA E NINGUÉM. SÓ QUEREM SABER DOS SALÁRIOS ACIMA DE MERCADO QUE CAEM MENSALMENTE EM SUAS CONTAS BANCÁRIAS. OSCILAM DE UMA LADO PARA O OUTRO CONFORME SUAS CONVENIÊNCIAS FINANCEIRAS, SEM O MENOR CONSTRANGIMENTO.

      Excluir
  46. Geraldo Luiz17/01/2016, 16:16

    O ex-prefeito quer dominar de vez a cidade. Como pode um criminoso condenado e ex-presidiário querer administrar Pirapora?
    A única saída que os cidadãos de bem podem ter é protestar, desmascarar o bandido e sua quadrilha, mostrar a roubalheira em toda a cidade, e não aceitar de jeito nenhum essa situação, porque o povo deve fazer história já que o poder emana dele.

    ResponderExcluir
  47. Aposentado na Internet17/01/2016, 16:36

    Infelizmente existem piraporenses que ainda não reconhecem o quão deletério é o ex-prefeito e o seu jeito de administrar, cujos malefícios perdurarão mesmo depois de nos livrarmos dessa quadrilha.Muitos toleram defeitos intoleráveis do corrupto. Para esses, que insistem em apoiar ladrão, e não querem mudar, apenas mostro a minha coerência entre o que faço, penso e digo. Não posso aceitar ser roubado, nem por ladrão pé de chinelo e muito menos por bandido de colarinho branco, dono de uma fortuna incalculável. Todos dois são bandidos. Têm de ser julgados e presos.

    ResponderExcluir

  48. Chico Alves

    Rio - A sequência de escândalos de corrupção iniciada anos atrás persistiu e se manteve forte até este início de 2016. Como estamos em ano eleitoral, é possível prever que o desencanto com a política, agravado pela saraivada de denúncias, faça com que o índice de votos nulos nas próximas eleições seja ainda maior que os quase 30% de 2014. É mais importante que nunca, então, recordar ao eleitor que, mesmo não querendo, quem anula seu voto também influencia o resultado da votação. Mas não do jeito que imaginava. Apenas faz com que o número de votos necessários para um candidato se eleger seja menor. Ou seja, facilita a vida dos políticos que tanto critica. Não há dúvida de que os últimos tempos foram de total decepção. Mesmo quem já reclamava da corrupção na política brasileira não imaginava que o problema fosse tão profundo. Nessas eleições municipais, a saída para quem está insatisfeito com os vereadores ou com o prefeito de sua cidade não é anular o voto. Tenha certeza: o voto nulo não resulta em nenhum prejuízo para os políticos corruptos ou sem ética. O único resultado é que o eleitor transfere para outros o direito de escolher os donos dos próximos mandatos.

    ResponderExcluir