segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Turismo Náutico em Pirapora

O Blog Transparência abre espaço para divulgar matéria do piraporense Ivan Chagas.

TURISMO NÁUTICO
Por Ivan Chagas*

Existe um grande mercado náutico em Minas Gerais com capacidade para desenvolver diversas categorias de turismo náutico, que vem crescendo ano a ano no estado. Mais de 150 municípios, ou seja, 17% do total possuem condições naturais para o desenvolvimento do turismo náutico. São muitos lugares para navegar no estado.

Antes considerado reduto exclusivo dos ricos, o mercado náutico atrai cada vez mais a classe B. À medida que aumenta o poder aquisitivo, cresce também a inclusão náutica. A oferta de produtos acessíveis e as linhas de crédito bancários e dos estaleiros, que permitem financiamentos de até 60 vezes, têm ampliado as oportunidades e o consumo no setor náutico. A prestação de serviços em marinas e áreas náuticas gera, em média, três postos de trabalho por barco ancorado.

No estado de Minas, mesmo sem litoral, os amantes dos esportes aquáticos podem se divertir nas belas represas e rios da região, pois existe uma quantidade significativa destes locais propícios para a prática destes esportes ou mesmo para lazer. Passeios de lancha, jet ski e esportes como wake board, uai surf (surf do Cerrado) e ski aquático são algumas das atividades praticadas nestas represas. Parte do crescimento dos esportes náuticos de represa aconteceu em função do aquecimento econômico destas regiões, ocasionado pelo aquecimento do mercado imobiliário às margens delas. Empresas que estavam de olho nessa mudança, investiram em infraestrutura, impulsionando o mercado local, que por sua vez refletiu no turismo.

Na cidade de Capitólio, onde está localizado o balneário de Escarpas do Lago, às margens do lago de Frunas, possui um dos mais belos atrativos náuticos do estado, a procura por este mercado evoluiu muito nos últimos anos, com a construção de novas marinas e, em parte também, devido à instalação do estaleiro Ventura Marine.

O Parque Náutico de Jaguara, localizado na cidade de Sacramento, no Triângulo Mineiro, é um complexo turístico e imobiliário às margens da represa do Jaguara, onde o destaque é o grande lago de águas cristalinas com 33 km² de área.

Pirapora, norte de Minas, localizada estrategicamente às margens do rio São Francisco, possui um potencial incomparável com outras cidades do estado, porém o turismo náutico na cidade ainda é inexistente. Existem poucos barcos, lanchas e nenhum píer ou ancoradouro com a mínima infra-estrutura necessária. Não cabe nem mencionar o porto da cidade, de tão nefasto que é.

Listo uma infinidade de esportes náuticos que poderiam ser explorados na cidade: acquatreking (ou acquaride ou boiacross), caiaque, esqui aquático, jet ski, passeio de lancha, pesca esportiva, rafting, remo, wakeboard, natação, canoa canadense e stand up paddle, são alguns dos esportes que poderiam se desenvolver no município. O rio em Pirapora é capaz de absorver todas estas modalidades, porém seria necessário investimento do poder público local.

Já passou da hora dos administradores voltarem o olhar para o setor náutico, atrair revendedores, construir marinas, píeres para atracar lanchas e barcos, estimular o desenvolvimento e a prática destes esportes, instalar e coordenar escolas de formação, criar um setor específico para tal fim dentro da Prefeitura, sob direção de um profissional competente que conheça o mercado e suas peculiaridades.

Fazendo um comparativo, o bicicross, que nasceu da organização de um pequeno grupo da sociedade civil e alcançou patamares até então inimagináveis. Provou que tudo que é feito com esmero, responsabilidade e competência alcança seus objetivos. Infelizmente por um ato isolado de um administrador irresponsável, a pista, palco de destaque no cenário esportivo internacional, foi sepultada para dar lugar a este ridículo calçadão. Está aí uma história sem volta.

Voltando ao foco, o turismo náutico, alguns destes esportes podem se transformar em benefício saudável para os praticantes, para isto basta que sejam estimulados a praticá-los. Infelizmente, percebo que o rio São Francisco tem se distanciado significativamente do cotidiano dos cidadãos piraporenses e seus, parcos, turistas. Na minha infância e adolescência, era quase que obrigatório “ir a praia” todos os dias durante as férias. Fazia parte do nosso dia a dia. Hoje não mais.

É urgente que a população e os turistas voltem a fazer o uso sustentável do Velho Chico, e o esporte cumpre este papel agregador de forma muito eficiente.

Ivan Chagas*
Sion Produções Eventos
Produtor de eventos, tendo realizado três feiras náuticas, duas em Escarpas do Lago (Lago de Furnas) e uma no Alphaville Lagoa dos Ingleses (Nova Lima), em porto seco.
ivanchagas1@gmail.com

 
 
 

41 comentários:

  1. Antonio Carlos03/08/2015, 21:36

    O erro dos eleitores condenou Pirapora a ser administrada pelo ex-prefeito condenado e preso por corrupção. Agora temos um prefeito forasteiro que nunca comprou uma casa para morar aqui. Nossa cidade é o retrato do atraso e vai afundar mais ainda se na próxima eleição algum candidato do grupo do ex-prefeito e do atual prefeito ganhar a eleição.

    ResponderExcluir
  2. Enquanto Pirapora não for administrada por um político que ame nossa cidade, estaremos condenados ao atraso, à uma situação caótica, que vem destruindo o município.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com certeza Jayme. O rico patrimônio, leia-se Velho Chico, precisa e deve ser valorizado com ações do poder público.

      Excluir
  3. Como pode uma cidade progredir tendo um ex-prefeito, criminoso condenado, andando pelas ruas da cidade, pedindo pra voltar à prefeitura, de onde roubou milhões de reais?
    O meliante anda de porta em porta pedindo votos para ele e, se não puder candidatar, quer sua companheira como candidata. Portanto, quer voltar para acabar de destruir a cidade e recuperar o dinheiro que vem gastando para não ser preso novamente.

    ResponderExcluir
  4. Advogado de MOC04/08/2015, 12:21

    O procurador Deltan Dallagnol, em sua cruzada em defesa da moralidade pública, sugere 10 medidas contra a corrupção:
    1) Prevenção à corrupção, transparência e proteção à fonte de informação;
    2) criminalização do enriquecimento ilícito de agentes públicos;
    3) aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores;
    4) aumento da eficiência e da justiça dos recursos no processo penal;
    5) celeridade nas ações de improbidade administrativa;
    6) reforma no sistema de prescrição penal;
    7) ajustes nas nulidades penais;
    8) responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2;
    9) prisão preventiva para assegurar a devolução do dinheiro desviado;
    10) recuperação do lucro derivado do crime.

    ResponderExcluir
  5. A construção do calçadão foi um crime. É um "chapão" a céu aberto. O ex-prefeito sumiu com 12 milhões de reais e não terminou nem a metade da obra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, por isso, que cabe à imprensa séria (tão rara em Pirapora), antes que a memória do piraporense comece a ratear, lembrar diariamente, quantos e quais crimes essa quadrilha cometeu no poder, quanto dinheiro foi desviado, e o que daria para fazer na cidade com esses recursos roubados.

      Excluir
    2. Eles vieram fazer aquilo que é próprio de sua natureza: mentir, roubar, matar e destruir. Pirapora pagará o preço de 12 anos de trevas e destruição moral, financeira e administrativa.

      Excluir
  6. Grande matéria, Ivan Chagas!
    Você é um piraporense que nunca fugiu à luta por dias melhores para Pirapora.
    Você sempre teve boas ideias para nossa cidade e colocou seu expertise à serviço dos piraporenses.
    Infelizmente, de 2005 para cá, só temos eventos, ora para roubar dinheiro, ora cafonas e bregas.

    ResponderExcluir
  7. O turismo de pirapora nao atrai nem gente de buri.Agora colocaram um OGRO, para acabar de vez com as tradicooes barranqueiras.

    ResponderExcluir
  8. MUITO BOA A PARTICIPAÇÃO DE UM PIRAPORENSE NO BLOG TRANSPARÊNCIA, COM UM TEXTO TÃO IMPORTANTE COMO ESTE ESCRITO POR IVAN CHAGAS.
    QUE MAIS PIRAPORENSES APRESENTEM SUAS IDEIAS NESTE ESPAÇO DEMOCRÁTICO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Turismo, economia, imprensa, desenvolvimento, são temas que poderiam aparecer aqui no blog, escritos por pessoas que gostam de Pirapora.
      Além, é claro, das postagens importantes da Dra. Myriam.

      Excluir
  9. É. Pirapora, tão linda e tão maltratada!!!!!!!!
    Não só pelos que vêm saqueá-la, mas pelos filhos que não sabem escolher o administrador do município!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  10. Entrou tanto dinheiro na Prefeitura, de 2005 para cá, que, se não fosse roubado, Pirapora poderia estar bem melhor do que Capitólio (Escarpas do Lago), e Jaguara.
    Quem conhece lugares como esses, volta para Pirapora com uma depressão horrorosa. Aqui as belezas naturais estão sendo destruídas ou abandonadas.
    Para tapear moradores idiotas, os quadrilheiros traziam shows de qualidade duvidosa, e "pagavam" fortunas. Vide shows do centenário.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Célia, é justamente isto que eu coloco no meu texto, o investimento se faz necessário, público e privado. Pirapora está deixando de olhar para o rio, cada vez ele está mais afastado do hábito do povo da cidade.

      Excluir
    2. Célia e Ivan, é inacreditável ver no que os quadrilheiros transformaram Pirapora. Poderia ser tão diferente se o povo soubesse votar! A corrupção não teria tomado conta da prefeitura. Estou vendo as fotos postadas e sinto uma grande tristeza ao ver o quadro desolador em que jogaram nossa cidade.

      Excluir
  11. Que situação chegou Pirapora.
    Lojas fechando, fábricas demitindo, restaurantes vazios, parcelas do seguro desemprego acabando, a cidade totalmente parada e virando fantasma.
    Se tivesse administradores honestos, o turismo salvaria a situação, nessa época de crise.

    ResponderExcluir
  12. Rubens,tenho uma pessima noticia para vc, os fornos foram ligados ontem.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Comerciante do Centro da Cidade07/08/2015, 11:58

      Átila, falta você abrir as lojas que estão sendo fechadas no comércio local.
      Passe no centro da cidade e na Av. Pio XII e veja o clima de cemitério que está o comércio. Portas fechadas e placas de aluga-se ou vende-se.

      Excluir
    2. Papa Francisco se diz 'ferido' pelo desmatamento

      'Cuidem da floresta, cuidem da água', disse Pontífice, ao criticar plantação de soja.

      O papa Francisco disse neste sábado (8) sentir-se ferido pelo desmatamento para semear soja e pediu que se cuide da natureza, segundo entrevista a uma rádio da província argentina de Santiago de Estero (norte).

      "Dói minha alma quando há desmatamento para plantar a soja. Passarão milhares de anos para recuperar isso. Cuidem da floresta, cuidem da água", disse o pontífice à rádio FM Virgem del Carmen, em um programa apresentado por dois sacerdotes.

      A declaração papal se enquadra dentro de sua primeira encíclica, 'Laudato si', dedicada ao meio ambiente, em meados de junho, quando pediu uma "revolução corajosa" para salvar o planeta, ao qual considerou ameaçado pelo consumismo e um sistema econômico que defende os pobres.


      http://minasgerais.ig.com.br/?url_layer=http://minasgerais.ig.com.br/2015-08-08/11082032.html

      Excluir
  13. O PREFEITO FINGE ADMINISTRAR. VIAJA TODA SEMANA PARA SE TRATAR DE DOENÇA MALIGNA. E AINDA COM O DINHEIRO DOS NOSSOS IMPOSTOS.
    FICA 14 DIAS FORA E VOLTA E MAIS 13, 14 E VOLTA...
    ISSO PARA O VICE NÃO ASSUMIR. POLITICAGEM ENTRE ESTES SAFADOS E QUEM SOFRE É O POVÃO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Anonimo 19:17, melhor assim,ou a bo...ta do cangaceiro assume, o que seria o fim da nossa querida Pirapora.Ta menos pior.

      Excluir
    2. Concordo com Atila, melhor assim. O cangaceiro é um péssimo administrador, torço para que ele tenha se aposentado da política.

      Excluir
    3. Que nada, ele anda dizendo que, se o ex-prefeito não puder se candidatar, ele será candidato à prefeito, de qualquer maneira, e ninguém vai impedi-lo. Não abre mão para ninguém. Diz que agora a vez é dele.
      É bruto, rancoroso e perseguidor. É mesmo um cangaceiro, que usa das armas mais letais para satisfazer suas vontades. É muito sujo.

      Excluir
    4. Buritizeirense Antenado10/08/2015, 14:01

      Ana, ele esteve na casa de meus pais, em Buritizeiro, dando como certa a renúncia do prefeito de Pirapora, para ele assumir a prefeitura e fazer sua campanha a reeleição, já como prefeito.

      Excluir
    5. Pirapora está condenada inexoravelmente a viver na lama do atraso, da corrupção, do desemprego, da fome, da falta de oportunidades.
      Com políticos desta estirpe, o futuro será devastador.

      Excluir
    6. A CAMPANHA DO PRÓXIMO ANO PARA PREFEITO VAI SER A MAIS BAIXA E SUJA DE TODOS OS TEMPOS. É DIFAMAÇÃO, BAIXARIA, OFENSAS FÍSICAS E MORAIS. OS BANDIDOS QUEREM A PREFEITURA DE VOLTA.

      Excluir
  14. Depois da Lava-Jato
    Verdadeira e completa operação deve ser feita por eleitores

    CRISTOVAM BUARQUE

    O Brasil começou a ficar mais limpo depois que juízes, procuradores e policiais federais conseguiram prender políticos poderosos e empresários ricos. Espera-se que este trabalho continue desvendando tudo de todos, e que a Justiça faça sua parte, sem cair outra vez nos truques que terminam zerando o trabalho de pessoas como o juiz Moro, o procurador Janot e todos aqueles que os ajudam.

    A operação Lava-Jato fará o Brasil mais limpo, mas não bastará para construir o país que desejamos, porque nossos problemas vão além da corrupção no comportamento dos políticos e empresários: eles são criados, sobretudo, pela corrupção nas prioridades das políticas que definem como os recursos públicos são usados e para onde levam nosso país.

    Além da corrupção que a Lava-Jato está tornando visível, temos uma imensa rede de corrupção invisível: o analfabetismo e a baixa qualidade da educação, que rouba o futuro das crianças e do Brasil; o sistema precário de saúde, que rouba a vida e impõe sofrimento a milhões de pessoas; o ineficiente sistema de transporte público, que impede a mobilidade eficiente e rouba pedaços da vida de milhões de trabalhadores em seus deslocamentos diários; a violência urbana que faz com que nossas ruas matem e assustem mais do que as ruas de países em guerra; um sistema de gestão pública que rouba o valor da moeda, e impede o bom funcionamento e crescimento de nossa economia.

    Podemos receber um país limpo da corrupção dos políticos e, mesmo assim, não construirmos o Brasil sem corrupção nas prioridades. Não basta colocar os corruptos na cadeia, é preciso também colocar na vida pública pessoas decentes, no comportamento e nas prioridades, capazes de fazer leis que impeçam a corrupção e que não apenas limpem, mas higienizem eticamente o país e para isso façam uma revolução educacional no Brasil. Terminada a Lava-Jato, será preciso que os políticos comecem a consertar as brechas pelas quais o futuro do Brasil é roubado todos os dias. Para alcançar esse objetivo, teremos de fazer um concerto das forças nacionais para dar sustentação a um novo projeto nacional.

    A corrupção desvendada pela Lava-Jato é um serviço ao país que nos deixa em dívida histórica com aqueles que a estão fazendo, mas o trabalho de construir o Brasil que precisamos, queremos e podemos não é uma tarefa dos juízes, procuradores e policiais; é responsabilidade dos políticos. Neste momento, porém, não parecemos estar à altura deste desafio, seja por falta de preocupação com o país, seja por omissão ou incompetência para liderar o Brasil em uma nova direção.

    Por isso, a verdadeira e completa Lava-Jato deve ser feita pelos eleitores nas futuras eleições. Por que os juízes, procuradores e policiais podem colocar políticos na cadeia, mas são os eleitores que podem colocá-los nas cadeiras de executivos e parlamentares."

    ResponderExcluir
  15. Dentro de poucos dias será feita uma licitação que poderá salvar a rádio do ex-presidiário de um inevitável encerramento de suas atividades. A rádio é altamente deficitária, não tem credibilidade junto aos anunciantes, está amargando prejuízos enormes e só o dinheiro público poderá salvá-la.

    OLHO VIVO, PIRAPORENSES! O VALOR DO APORTE À RÁDIO SERÁ ALTO! COM O NOSSO DINHEIRO!

    ResponderExcluir
  16. O piraporense precisa deixar de ser otário.
    Ou o povo impede essa quadrilha de nos desgovernar e de nos roubar ou seremos eternas vítimas fatais das bandalheiras reunidas em torno dos cofres públicos da prefeitura.
    Você contrataria o ex-prefeito condenado para cuidar das suas contas e do seu dinheiro?
    Poderia ele cuidar de sua casa?
    Você confiaria a ele seus filhos?
    Muitos fizeram isso, a fim de se beneficiarem e conseguirem um atalho para subir na vida.
    A ficha só caiu para muitos tarde demais, e para alguns até hoje não caiu.
    Uma lástima.

    ResponderExcluir
  17. TEMOS QUE SEGUIR O EXEMPLO DE OUTRAS CIDADES,QUE ATRAVES DA MOBILIZACAO DA POPULACAO, CONSEGUIRAM DIMINUIR O SALARIO DOS VEREADORES PARA O SALARIO MINIMO.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Para com isso. Que conversa boba é essa?

      Excluir
    2. Concordo com Nereida, ja esta passando da hora de moralizar a politica local.

      Excluir
    3. Discordo de Nereida, a política de local já está moralizada.

      Excluir
    4. Concordo com Joao,Marola e Nereida.Nao tem dignidadade nenhuma pagar as contas com dinheiro sujo da politica.

      Excluir
    5. Isto que eles fazem,roubam e roubam depois vai para o"Terco dos homens" dar uma de santo.

      Excluir
  18. Não votei e nem votarei jamais no atual prefeito e em qualquer um do seu grupo político.
    Porém, acho uma absurdo, uma falta de caridade cristã, o que alguns vereadores e um radialista pé de chinelo andam fazendo com o prefeito. Perderam o respeito pela autoridade maior e, mais ainda, pelo ser humano. Tudo orquestrado e ordenado pelo ex-prefeito criminoso.
    Eles não imaginam como suas condutas estão sendo reprovadas.
    Nossa solidariedade ao prefeito.

    ResponderExcluir
  19. Que idiotice é esta do diretor da EMUTUR, convidar a população para os eventos da feirinha de artesanato, chamando a pessoa de BESTONA? Se isto é normal em MOC, aqui em Pirapora soa bastante deselegante. Quem sabe a palavra bestona poderia ser trocada por AMIGOS?
    INFELIZMENTE, CLASSE NÃO É PARA QUALQUER UM.

    ResponderExcluir
  20. Jairo,
    Esse ex-prefeito bandido é bom para acusar tudo e todos. Agora olhar para o próprio rabo, nunca. É um bando de corruptos que acabou com Pirapora.
    A luta contra esses bandidos não pode se perder dentro do medo, já que o bandido quando sabe que o cidadã honesto tem medo, simplesmente, se torna mais forte; mas o bandido teme a coragem do cidadão honesto, teme a sua força e a razão de sua luta. Haja vista o pavor que o ex-presidiário e seus asseclas têm deste blog.

    ResponderExcluir